TUTORIAIS SONAR

Gostaria de aprender a usar o SONAR da Cakewalk e explorar os seus recursos?
Aqui você encontra uma série de vídeo-tutoriais em português, feitos por mim, sobre os principais recursos do programa. São para a versão 8.5 e anteriores.
Se foi útil, deixe seu comentário, dê sua sugestão para novos tutoriais... poste suas dúvidas!
Clique nos títulos para abrir as postagens.

_______________________________________________________________

AJUSTANDO A LATÊNCIA NO SONAR
_______________________________________________________________

FUNÇÕES BÁSICAS DO V-VOCAL
_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

ENTENDENDO AS FUNCIONALIDADES DOS CANAIS DE ÁUDIO 
_______________________________________________________________

UTILIZANDO TECLAS DE ATALHO
_______________________________________________________________

USANDO O METRÔNOMO
_______________________________________________________________

26 comentários:

  1. Muito legal seus tutoriais.Estou com um problema com o Sonar.Comprei um Lexicon MX200 mas não estou conseguindo usa-lo como plugin.Fiz tudo certinho (intalação,cabeamento...) mas quando o coloco na trilha de áudio não escuto o efeito.Daria para você me dar uma ajudinha?

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Nelson. Me diga como você está fazendo a ligação para que eu entenda de que forma vc quer usá-lo e possa ajudar melhor... logo vou postar um tutorial sobre como usar efeitos externos no sonar... abraço...

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostaria de uma informação. O Sonar grava apenas dois canais separadosou este número de canais é ilimitado? Aguardo resposta. Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
  4. O número de canais é ilimitado, Vítor. Abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá Jonas, instalei o Sonar 8, aparentemente ele está rolando normal, mas não consigo ouvir os audios nem pelos auto falantes, nem pelo fone de ouvido. Você pode me ajudar???

    ResponderExcluir
  6. Verifique no menu em OPTIONS/AUDIO na guia DRIVERS se a sua placa de som está selecionada nos drivers de saída. Depois na guia GENERAL se a saída da placa está selecionada em PLAYBACK TIMING MASTER. Depois verifique, ainda, se nos canais e no master do SONAR a sua placa está selecionada. Se a saída dos canais estiverem apontando para MASTER OUT. O MASTER OUT deve estar apontando para a saída da placa. Abraço

    ResponderExcluir
  7. Cara, muito obrigado, era a configuração dos canais e do master. valew mesmo!!! Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom os tutoriais! Sou novo novo nesse mundo imenso. Se puder me ajudar, agradeço e muito. Há pouco comprei uma Roland ua4fx. Fiz toda a instalação normal dos drivers e do sonar. Fiz toda a ligação da interface na mesa (behringer 1832usb), a ua4fx recebe os sinais de áudio, contudo, não consigo encontrá-la no sonar para realizar a gravação. Mais uma vez, se puder me ajudar, agradeço e muito. Abraços. Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir
  9. Silas... o procedimento é o mesmo que descrevi acima em resposta à "Má Bioni"... Tente!

    ResponderExcluir
  10. oi amigo, beleza?
    o sonar 8 é otimo. porém creio que fazem falta os seguintes recursos: ( pode me dizer se o sonar dispoem de:

    durante a edição, com a tesoura, opção de corte da onda no volume zero?

    e o controle de volume de cada parte de audio como no nuendo ou cubase?

    essas duas opçoes são de inestimavel valor e beneficio durante a produção, ganhando tempo e praticidade.

    o sonar dispoem disso?

    vlw

    ResponderExcluir
  11. Olá Leandro... Eu não conheço os recursos do nuendo ou cubase... Mas posso te dizer que o SONAR tem ferramentas para esse tipo de edição... não sei se as mesmas, mas oferecem os mesmos resultados... por exemplo quando você corta uma trilha você pode acionar fades e crosfades para cada parte que foi cortada de forma super simples, rápida e sem "clics"... quanto ao volume para as partes independentes eu nunca tive dificuldade pois o sonar oferece opção de criar um envelope de volume (linha) que pode ser totalmente editada ao longo do canal e vc pode também automatizar e gravar as alterações de volume que você faz em tempo real se quiser... vc pode também criar um clone do track e editar volumes separados... sempre achei muito prático... abraço

    ResponderExcluir
  12. Olá ,primeiramente parabens pelo blog,mas cara estou com dificuldades pois nao tenho experiencia no mundo dos samples gostaria de saber se tenho como samplear um teclado yamaha psr-550? q por sinal é antigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível samplear, sim... para fazer um bom sample você precisa ter um pouquinho de experiência, mas é possível... abço

      Excluir
  13. Valeu mesmo ,obg pela informação vou pesquisar direitinho para aproveitar bem os recursos do meu psr-550!

    ResponderExcluir
  14. Olá boa tarde! desculpa a minha ingnorancia ,para poder samplear e usar teclado conectado no notebook com cabo midi precisa ter placa de som externa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É recomendável, porque sua placa precisa rodar o driver ASIO para poder operar com pouco atraso na hora de tocar em tempo real... abço

      Excluir
  15. Boa tarde!Jonas Demeneghi sou músico amador e queria muito usar samples e vst com meu teclado yamaha psr-550, e pelo o que pesquisei precisa ter uma boa placa de som , vi uns videos tuto e vi uma cara usando vst de pianos e ele recomendava a placa Interface Guitar Link Usb que para mim sai mais em conta o preço, o que voce acha? conto muito com seu comentario abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo... não sei se essa placa dá conta do recado e se suporta o DRIVER ASIO. Lembra que vc precisa de placa de midi também e algumas placas de áudio apesar de serem mais caras tem midi junto... eu uso ao vivo com uma placa da behringer bem simples que veio junto com uma mesa de som, mas funciona bem e suporta o driver ASIO ... essas placas são bem baratas.

      Excluir
  16. Amigo, vc sabe onde consigo o Serial ou craker?

    ResponderExcluir
  17. BOM DIA!

    ESTOU GOSTANDO MUITO DESTE ESPAÇO DE DISCUÇÃO.

    ESTOU PRECISNADO MUITO DE SUA AJUDA. SOU NOVO NESTE RAMO MUSICAL.

    EU TENHO UM TECLADO PSR S900 DA YAMAHA TOCO NA IGREJA.

    GOSTARIA DE SABER SE TEM A POSSIBILIDADE DE SAMPLEAR O MEU TECLADO PARA TOCAR AO VIVO EM TEMPO REAL COM O SONAR 8. SE TIVER COMO FAÇO ISSO?

    ResponderExcluir
  18. Man,meus parabéns pelo blog!
    Já tenho visitado há um bom tempo e achei demais!
    Você pode me ajudar?
    Eu quero saber como eu faço pra iniciar a edição no Sonar.É que eu não encontrei a opção de edição como:agudos,graves,medios,cortes,etc..
    resumindo: edição de master/mix.
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  19. Erasmo 03 de abril de 2013 16:18

    Parabens pelo trabalho ! Gostaria de merecer uma gentileza do amigo...Uso o Sonar 8.5 para editar minhas composições que crio usando o Band-in-a-Box.., mas preciso aprender a flexionar a velocidade do projeto em alguns trechos e tambem flexionar o volume de alguns tracks em alguns pontos, tipo o solo, ou quando a voz está em alta...entende...poderia me mandar algum tutorial a respeito? Agradeceria imensamente...grande abraço!

    ResponderExcluir
  20. ola, meu nome eh lucas.Instalei o sanor X2 no meu not , mas nao consigo abrir o vst Miroslav Philharmonic nele, soh no sonar 8.5 que ele abre...ja tentei de tudo, midi devices, tudo....se puder me ajudar agradeco mutio mesmo... desde ja obrigado !!! ah, a msg de erro que aparece eh a seguinte: Failed to insert soft synth. The synth may not be properly installed !!!

    ResponderExcluir
  21. olá,,parabens pelo seu blog,,já me ajudou bastante com algumas duvidas sobre o metronomo,,o qpreciso é gravar quntas tracks for necessario,em estereo,e por o metronomo só de um lado,,geralmnte o direito e salvar o arquivo em wave pra disparar por um syntethizador (gr55),,eu consegui fazer isso,,mas qundo salvo o arquivo todo,,o metronomo nao sai na gravaçao,,vc pode me dar alguma dica do q fzr??obrigado JONAS!!

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde amigo, queria saber se tem como gravar no sonar 8.5 usando os instrumentos do kontakt 5 ?

    ResponderExcluir
  23. Olá, estou com problema, não sei como conectar meu teclado que é um Roland RD-500, ele possui Midi in e Midi Out, eu conectei ele no Pc com um cabo UX-16 da Yamaha mas não vejo o Sonar 8 responder, o driver do cabo está instalado e aparece no sonar, mas o som não sai... por favor me ajude.. obrigado Jonas.

    ResponderExcluir